Esta é a versão em PDF de: Leviatã (Thomas Hobbes)
Enquanto os homens vivem sem um Poder comum que os mantenha em respeito, encontram-se naquela condição que se chama Guerra.
Escrito em meio à turbulência da Guerra Civil Inglesa, Leviatã é uma obra ambiciosa e profundamente original da filosofia política. Partindo da ideia de que a natureza humana é essencialmente competitiva e egoísta, Hobbes constrói o argumento em favor de um soberano poderoso o "Leviatã" capaz de impor a paz e a ordem, oferecendo segurança em troca da liberdade anárquica que ele acreditava ser o destino natural da humanidade na ausência de autoridade.
Essa visão de mundo causou forte impacto entre os contemporâneos de Hobbes, e sua obra chegou a ser publicamente queimada sob acusações de sedição e blasfêmia quando foi publicada pela primeira vez. No entanto, ao rejeitar a visão aristotélica do homem como um ser naturalmente social, e ao analisar com minúcia os mecanismos pelos quais a sociedade pode e deve funcionar, Hobbes inaugurou um novo campo dentro da ciência política moderna.