Esta é a versão em PDF de: 1984 & A Revolução dos Bichos (George Orwell)
Descrito como uma distopia, este trabalho magistral de George Orwell revela o quanto o passado carrega vestígios do futuro. Escrito em 1948, 1984 é um protesto contundente contra o mundo moderno. Embora o enredo se passe no ano de 1984, é impossível não enxergar, nas entrelinhas do livro, ecos do presente. E isso se deve, em grande parte, à impressionante capacidade de antecipação de Orwell.
A obra, que critica diretamente a Rússia Soviética, também aborda temas universais como a opressão política, a injustiça social, o desejo de padronizar os indivíduos, o controle mental e o apagamento da individualidade. Combinando elementos realistas e utópicos, o romance convida o leitor a refletir sobre a ordem social em que vive.
É impossível largar essa leitura provocadora, que nos mostra para onde podemos estar sendo arrastados se nada for feito. Curiosidade: Orwell havia inicialmente escolhido o ano de 1980 para ambientar a história. Contudo, por conta de problemas de saúde que atrasaram a conclusão da obra, o autor alterou o ano para 1982 e, posteriormente, para 1984. A escolha final se deu porque Orwell terminou o livro em 1948 e decidiu inverter os dois últimos dígitos daí o título 1984.
----------------------------------------
Animais sobrecarregados e maltratados, um dia, se unem e tomam o controle da fazenda onde vivem. Determinados a construir uma sociedade mais justa e igualitária, eles passam a ditar as regras, sob a liderança dos porcos. No início, essa nova ordem traz progresso e esperança. No entanto, com o passar do tempo, surgem problemas que os animais não previram e aquilo que parecia uma libertação acaba se transformando num regime ainda mais cruel que o anterior.
A Revolução dos Bichos é o segundo romance mais conhecido de George Orwell e uma sátira política poderosa. Considerada uma das críticas mais afiadas ao sistema já escritas, a obra mostra de forma brilhante como uma revolução libertadora pode facilmente se converter em uma tirania de um só.